quinta-feira, 10 de março de 2011

Superação



Em fim acabou o carnaval, mas este em especial nos deixa uma bela lição. A de que com superação tudo é possivel.

Assistindo ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, não me pareceu em nenhum momento que houve um incêndio a um mês atrás na cidade do samba, e que neste evento Grande Rio, União da ilha e Portela teve a maioria de suas fantasias e alegorias consumidas pelo fogo. Falando especificamente da Grande Rio que tinha todo o seu carnaval pronto e que perdeu 100% de suas alegorias e fantasias. Me pergunto.

Como eles conseguiram refazer tudo em 23 dias e desfilar com beleza na passarela do samba?
A Resposta é simples. SUPERAÇÃO, é esta simples palavra que resume o que cada escola conseguiu fazer. Esta palavra transformada em atitudes faz com que nos levantemos diante de qualquer queda mesmo as mais bruscas.

"No fundo de cada homem residem esses poderes adormecidos; poderes que o assombrariam, que eles jamais sonhou possuir; forças que revolucionariam sua vida se despertadas e postas em ação."
 Orison Swett Marden

Mas o que nos leva a superação? Poderia aqui citar várias formas de acionarmos o nosso botão da superação, mas citarei apenas duas, aquelas que considero as mais importantes.

                                           FÓCO E PAIXÃO
Vejamos a história do maestro João Carlos Martins, que teve a sua história contada na escola de samba Vai-Vai de São Paulo.

Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada LER, que ocorre devido a movimentos repetitivos e causa o estressamento de nervos. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua incontrolável paixão o fez retornar, e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizou-se da mão esquerda para suas peças e obteve extremo sucesso com esta atitude.
Ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente. E ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos com o estilo e maestria de antigamente.
Essa paixão de João Carlos pela música inspirou um documentário franco-alemão chamado Die Martins Passion, vencedor de quatro festivais internacionais -- FIPA d'Or 2004, Banff Rockie Award 2004; Centaur com o melhor documentário de longa-metragem, S. Petersburgo; Best Documentary Award, Pocono Mountains Film Festival, USA.O documentário franco-alemão sobre a sua vida - "Paixão segundo Martins" - já foi visto por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa. Também já foi exibido em algumas oportunidades na TV aberta no Brasil, no caso a TV Cultura.
“Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar nem com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: - vem para cá, que eu vou te ensinar a reger.” - palavras de João Carlos em uma entrevista.
Em maio de 2004, esteve em Londres regendo a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo, numa gravação dos seis Concertos Branndenburguenses de Johann Sebastian Bach e, já em dezembro, realizou a gravação das Quatro Suites Orquestrais de Bach com a Bachiana Chamber Orchestra. Os dois primeiros CDs já foram lançados (lançamento internacional).
Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música.
João Carlos realiza,também, na Faculdade de Música da FAAM, um programa de introdução à música com jovens carentes.
A atuação de resgatar a música para as pessoas que conhecem ou ainda nunca tiveram contato com ela faz parte deste "momento mágico" em que vive o maestro João Carlos Martins. Trabalha diariamente com pessoas de todas as camadas por querer mostrar que realmente "A música venceu!". E consegue.

"Nada pode resistir a vontade humana que empenhará até sua existência no objetivo declarado."
 Benjamin Disraeli

Será que depois deste fascinante exemplo de vida, ainda existe alguêm que duvide do poder do foco e da paixão. Está claro que quando fazemos aquilo que somos apaixonados e temos um objetivo claro dentro de nós, todo o universo passa a conspirar a favor. Dessa forma conseguimos nos superar mesmo diante  daqueles obstáculos que considerávamos instransponiveis.

E você vai se levantar agora e seguir em frente ou ficará ai no chão sendo pisoteado?


Seja Feliz
Daniel Santos

Sobre a vida do Maestro usei o texto na integra do site Wickpédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário