sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nós somos a soma de nossas decisões

       Quando decidi comprar a minha primeira moto, o espirito aventureiro já estava incorporado na minha alma e o que mais queria era ter uma forma de prazer e lazer.
      
       A vida ensinou que nem tudo é prazer e a responsabilidade de uma familia logo se tornou realidade e o lazer ficou mais restrito, mas não apagado.
       
      Com o amadurecimento pessoal e profissional, aprendi que o tempo para o lazer depende das prioridades que você tem e então redescobri o prazer da aventura de viajar em duas rodas.
       
      A decisão de entrar para MCBDA (Moto Clube Bodes do Asfalto) foi o resultado de uma vida de muita aventura, viagem e prazer, pois encontrei meu porto seguro junto aos irmãos que, além de buscar uma vida justa e perfeita, tem em comum o mesmo prazer de andar em duas rodas.
      
      Provações sempre irão aparecer em nossas vidas. Temos é que estar preparados para tomar descisões para o nosso crescimento pessoal e espiritual. Nessa linha de raciocinio, certa vez li um livro escrito pelo Abilio Diniz, que dizia o seguinte: " Passamos boa parte do tempo nos sabotando para não concluirmos nossas prioridades. Diante de tantas frustrações, vem o stress. E, no entanto, a única pessoa que pode mudar este quadro é você."
        
      Eu já tive meus momentos de questionamentos, não nego. Na época que sofremos um acidente e minha querida e sempre companheira Sirlene correu sério risco de morte, isto me levou a questionar tudo e a todos.
       
      Hoje em dia, posso não ser o católico praticante que minha familia gostaria. Creio em Deus, nos santos e sigo rezando com minhas regras de conduta e fé. Rezo muitas vezes ao dia. No trânsito, no trabalho, sempre que estou em cima de minha moto, onde é meu momento de prazer e de lazer e onde busco tomar decisões para mudar o rumo de minha vida, porque " SOMOS A SOMA DE NOSSAS DECISÕES"

Marcio A. Zunino
PHD Florianópolis
PHD (Proprietários de Harley Davidson)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Como gerar uma boa impressão na entrevista de emprego


Vejo muitas pessoas com uma capacidade incrível perderem grandes oportunidades na hora da entrevista.

Mas o que se passa na cabeça dos entrevistadores?

Será que eles não tem a capacidade de detectar um talento na hora da entrevista?

Realmente amigos leitores essas perguntas são bastante intrigantes, mas as respostas são simples.

Hoje a oferta de profissionais no mercado para diversas funções é muito grande, por isso na hora da entrevista o entrevistador tenta estabelecer diversos métodos de avaliação para cometer o menor número de erros possíveis na hora da contratação, porque infelizmente no Brasil o custo por empregado é muito alto.

Os entrevistadores hoje estão analisando desde o seu comportamento na entrada da empresa até o cumprimento final, sendo assim você precisa chamar a atenção do entrevistador positivamente desde a hora que receber o telefonema de sua secretária marcando a entrevista.

Quero dividir com vocês algumas dicas importantes que podem contar muito positivamente a seu favor, espero que aproveitem.

1 - A maioria dos selecionadores iniciam  hoje o processo de seleção em um papo casual por telefone. Sendo assim quando estiver em busca de emprego, procure acordar cedo, obedecendo o horário comercial, para que você possa a partir das 8:00hs estar com uma boa voz e com a capacidade de raciocínio perfeita.
Não seja antipático (a) ao telefone, porém, procure não ser solicito (a) demais pois pode passar a impressão de falsidade.
Preste atenção em tudo o que é falado sobre a vaga, caso sinta que não atende seu perfil agradeça e continue a sua busca. Selecionadores odeiam pessoas que vão a entrevistas mesmo sabendo que a vaga não tem nada a ver com ela.

2 - No dia da entrevista, não chegue atrasada (o) em hipótese alguma, se algum problema ocorrer tenha a atenção de ligar para a empresa para comunicar o ocorrido e verifique se ainda há a possibilidade de lhe atender ou se o melhor é marcar outro dia.

3 - Faça uma pesquisa rápida sobre a empresa, veja quais os tipos de roupas que os colaboradores usam.
Não pegará nada bem ir de terno ou taieur a uma entrevista para a vaga de vendedor de loja de esportes, assim como ir a uma entrevista em um banco de camiseta, calça jeans e ténis.
Evite roupas muito coloridas, apertadas, curtas e decotadas, jamais vá de boné e evite perfumes fortes, imagine se o seu entrevistador tiver rinite.

4 - Seja simpática(o) e educadoca(o) com  as pessoas, desde a primeira pessoa que lhe atender na portaria ao último. Mas lembre-se no que já disse evite exageros, para não passar a imagem de uma pessoa falsa.

5 - Ao entrar na sala do entrevistador pergunte se ele quer que feche a porta, sente-se apenas quando for convidado(a) e mantenha a postura enquanto estiver sentado. 
Não apoie as mãos e nem os pertences na mesa.
Ao responder as perguntas procure olhar nos olhos de quem lhe entrevista e não exagere nas gesticulações, elas são importantes mas de forma contida, quando é muito espalhafatoso(a) acaba tirando a atenção do entrevistador.

6 - Responda tudo que lhe for perguntado de forma clara e passando segurança, caso não tenha entendido a pergunta peça para que repita, não há problema nenhum nisso. Procure falar dos seus objetivos de vida e como essa oportunidade é importante nesse caminho. Demonstre vontade de aprender e disponibilidade total.

Ao final agradeça pela oportunidade de ter participado da entrevista, e diga que ficará aguardando um contato. Na hora do cumprimento final deixe que o entrevistador estenda a mão.

Saia como entrou, com muita sutileza educação e simpatia.

Pronto, tenha certeza que após seguir esse roteiro as suas chances aumentaram muito em relação aos seus concorrentes, mas lembre-se não será só isso que fará com que você seja contratado(a) aqui falamos sobre causar boas impressões.

Para qualquer informação extra, entre em contato comigo.

Boa sorte

Daniel Santos