terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quanto tempo dura um brinquedo na mão de uma criança?

Você que convive com crianças, me responda por favor. Você vai a loja e compra um brinquedo para a criança do seu convivio, depois que este brinquedo é entregue a criança quanto tempo ele dura, ou quanto tempo ela brinca com este brinquedo?

Na maioria das vezes  que faço esta pergunta a resposta é não mais que uma semana. Mas por que isso acontece? será que a sua criança tem problemas em gostar de algo? ou será que são destruidoras?

Nada disso, o que acontece é que vivemos em um mundo que tudo muda muito rápido, o que funciona hoje já é obsoleto, hoje as crianças tem uma avalanche de informações, através das pessoas, tv, internet, escola, radio, entre uma série de outras coisas. Por conta disso, as crianças já nascem desgarrada das coisas, não se prendem a mais nada. No meu tempo depois que brincava com aquele carrinho que demorei anos para ganhar, limpava e guardava na caixa para uma próxima brincadeira. Hoje o carinho de uma criança por um brinquedo dura o tempo que ela leva para aprender como funciona, depois deixa de lado.

Este tipo de pensamento me levou a pensar que quanto mais passa o tempo, mais profissionais preparados entrarão no mercado, hoje sofremos uma avalanche de profissionais que saem das universidades todos os anos em busca de um lugar ao Sol, e eles geralmente tomam os lugares dos mais velhos por serem totalmente desgarrados, por enfrentarem situações sem nem mesmo saber se vão conseguir, por não terem crenças formadas a respeito de barreiras impostas pelo mercado. E estão a cada dia estudando mais, buscando mais conhecimento.

A 30 anos atrás o conhecimento aumentava em dez vezes de 20 em 20 anos, hoje ele dobra a cada quatro anos.

E então, vai ficar ai parado ou vai sair agora e procurar fazer coisas que agreguem conhecimento?
Se decidir a primeira opção, se prepare, o seu chefe será bem mais novo que você em um futuro muito próximo.
Se tomar a segunda opção como decisão para a sua vida, parabéns, você certamente fará parte de um seleto grupo de profissionais, que alem de muita experiência, busca se reciclar a cada dia adquirindo conhecimento constante. Com isso, dificilmente alguem vai conseguir tomar o seu lugar.

Abraço a todos e até mais.

Daniel Santos

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Demissão!!! Mas de quem é a culpa?

Converso com muitas pessoas todos os dias, e na maioria das vezes entramos no assunto sobre o por que da demissão no ultimo emprego, e a resposta quase sempre é: a culpa é da  empresa, quando conversamos com profissionais das áreas de RH a história entre eles também se repete, na maioria dos casos o grande culpado é o comportamento não condizente com a filosofia da companhia em outros casos é não ter dado tempo suficiente para o profissional desenvolver o seu trabalho, esta ultima temos um exemplo bastante claro no Brasil com os técnicos de futebol.

As pesquisas mostram que os gastos com demissões aumentam significativamente a cada ano, já ocupam uma grande fatia dos orçamentos das empresas, e tende a crescer cada dia mais nas companhias que não se conscientizarem de que devem investir em RH, estou falando de um RH de desenvolvimento, de inteligência de mercado, não aquele RH que só cuida de benefícios, contratações e demissões.

Algumas reportagens nos mostram que exemplos importantes de RH podem ser seguidos (Ambev, Unilever, Coca Cola, Medley, entre outros ) Estas empresas são vistas como vanguarda nesta área, alguns pontos comuns entre elas nos ajudam a entender como estas empresas conseguiram diminuir os gastos com demissões, aumentar a produtividade da empresa e ter cada dia mais profissionais fazendo aquilo que gosta.

  • Inteligência na contratação - Todas estas empresas na hora de contratar o profissional deixa muito bem claro quais são a missão, visão e valores mostrando o para o candidato que a primeira coisa para se preencher aquela vaga é entender estes fatores. Também procuram entender cada candidato, verificando se ele está realmente de acordo com aquela vaga.
  • Desenvolvimento de pessoas - Já na empresa todos os colaboradores recebem treinamentos constantes, fazendo com que o nível de qualidade de trabalho cresça consideravelmente.
  • Plano de carreira - O profissional precisa estar sempre motivado, uma das melhores formas de se fazer isto é mante-lo focado em crescer profissionalmente. O profissional que fica muito tempo fazendo a mesma coisa tende a se acomodar, a entrar em zona de conforto, por isso é importante ele saber que o seu crescimento depende única e exclusivamente dele.
  • Recompensas - Profissional bem recompensado trabalha melhor, nem sempre uma boa recompensa é valores, muitas vezes um simples gesto de agradecimento ao colaborador mostra o quanto ele é importante para o processo de crescimento da empresa, viagens e pequenos mimos também são coisas que todos gostam de receber.
  • Bons benefícios - Carro, Previdência privada, Seguro de vida e participação nos lucros, são alguns dos benefícios mais cobiçados pelos profissionais e ajuda a mante-los motivados.
  • Feed back constante -  Estas empresas buscam através de um processo de liderança dar feed back continuo a seus colaboradores, deixando claro os objetivos, fazendo avaliações trimestrais para saber se o objetivo está sendo cumprido, e traçando planos para que todas as aspirações da empresa e do colaborador sejam bem realizadas.
  • Mudanças internas - Antes de demitir o colaborador procurar dentro da própria empresa novas oportunidades e tentar realoca-lo, quem sabe em uma nova área ele volte a produzir bem.
É claro que existem muitos outros fatores para sanarmos os problemas de RH da sua empresa, mas se conseguir fazer alguma coisas descritas acima já terá uma grande salto de qualidade.

E para aqueles que estão em busca de recolocação e de desenvolvimento profissional, saiba que precisa estar capacitado para assumir uma vaga na hora em que ela aparecer, por isso estudem, leiam e busque consultores de carreira para ajuda-los a sair do ponto onde está a chegarem onde querem.

Até a próxima

Daniel Santos
Ajuda, duvidas ou sugestões entrem em contato

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A crise dos 30 masculina

Estava lendo um artigo na revista Marie Claire deste mês com o tema homens no divã, a reportagem relata a vida de alguns elementos do sexo masculino em crise por conta da idade.
Mas, o que me chamou a atenção foi o fato de todos eles estarem preocupados com a carreira ou terem tomado uma decisão de transição apenas após os trinta.
Percebi que o que acontece muitas vezes é que no inicio da carreira não nos preocupamos muito com o dia de amanhã, pois achamos que ainda existe muita água para rolar em nossa vida, muitas vezes conseguimos um bom emprego, e mesmo não gostando do que estamos fazendo ficamos estacionados esperando o tempo passar, como se o tempo fosse tomar as decisões por nós.
Quando chegamos aos trinta vemos que no mercado está cheio de gente mais capacitada que a gente, e então começamos a nos culpar por tudo aquilo que não fizemos, ou por ter feito de forma equivocada.
Por isso procuro conversar com todos no inicio de carreira, que o tempo é agora, com a avalanche de informações que temos, não existe por que não nos desenvolvermos cada vez mais. Importante também é saber curtir as idades que vivemos sempre com bastante responsabilidade, pois assim como a informações para o bem também a para o mau em todos os sentidos da vida.
Uma das grandes dicas que gosto de passar é; "APRENDA FAZER CERTO COM QUEM FEZ ERRADO" ou seja, olhe ao seu redor, converse com as pessoas mais velhas e procure não repetir o erro que cometeram. Isso pode lhe ajudar a atingir mais rapido os seus objetivos.

Abraços,

Daniel Santos

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sejam bem vindos

É um grande prazer poder compartilhar com todos os meus amigos as minhas leituras, idéias e tudo aquilo que tenho aprendido ao longo dos meus 31 anos de vida tanto no ambito pessoal como profissional. Espero poder tornar os momentos de leitura neste ambiente sempre muito agradavel, a minha pretensão é sempre instigar a imaginação de cada um, para que possamos através da discussão nos desenvolver cada dia mais. O titulo melhoria continua sugere exatamente isso, que a sua leitura e discussão, crie uma espécie de libertação das idéias dentro de você e que assim poderemos usufruir cada dia mais das boas idéias uns dos outros.

Aguardo você,

Abraço,

Daniel Santos