Você que convive com crianças, me responda por favor. Você vai a loja e compra um brinquedo para a criança do seu convivio, depois que este brinquedo é entregue a criança quanto tempo ele dura, ou quanto tempo ela brinca com este brinquedo?
Na maioria das vezes que faço esta pergunta a resposta é não mais que uma semana. Mas por que isso acontece? será que a sua criança tem problemas em gostar de algo? ou será que são destruidoras?
Nada disso, o que acontece é que vivemos em um mundo que tudo muda muito rápido, o que funciona hoje já é obsoleto, hoje as crianças tem uma avalanche de informações, através das pessoas, tv, internet, escola, radio, entre uma série de outras coisas. Por conta disso, as crianças já nascem desgarrada das coisas, não se prendem a mais nada. No meu tempo depois que brincava com aquele carrinho que demorei anos para ganhar, limpava e guardava na caixa para uma próxima brincadeira. Hoje o carinho de uma criança por um brinquedo dura o tempo que ela leva para aprender como funciona, depois deixa de lado.
Este tipo de pensamento me levou a pensar que quanto mais passa o tempo, mais profissionais preparados entrarão no mercado, hoje sofremos uma avalanche de profissionais que saem das universidades todos os anos em busca de um lugar ao Sol, e eles geralmente tomam os lugares dos mais velhos por serem totalmente desgarrados, por enfrentarem situações sem nem mesmo saber se vão conseguir, por não terem crenças formadas a respeito de barreiras impostas pelo mercado. E estão a cada dia estudando mais, buscando mais conhecimento.
A 30 anos atrás o conhecimento aumentava em dez vezes de 20 em 20 anos, hoje ele dobra a cada quatro anos.
E então, vai ficar ai parado ou vai sair agora e procurar fazer coisas que agreguem conhecimento?
Se decidir a primeira opção, se prepare, o seu chefe será bem mais novo que você em um futuro muito próximo.
Se tomar a segunda opção como decisão para a sua vida, parabéns, você certamente fará parte de um seleto grupo de profissionais, que alem de muita experiência, busca se reciclar a cada dia adquirindo conhecimento constante. Com isso, dificilmente alguem vai conseguir tomar o seu lugar.
Abraço a todos e até mais.
Daniel Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário