sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Demissão!!! Mas de quem é a culpa?

Converso com muitas pessoas todos os dias, e na maioria das vezes entramos no assunto sobre o por que da demissão no ultimo emprego, e a resposta quase sempre é: a culpa é da  empresa, quando conversamos com profissionais das áreas de RH a história entre eles também se repete, na maioria dos casos o grande culpado é o comportamento não condizente com a filosofia da companhia em outros casos é não ter dado tempo suficiente para o profissional desenvolver o seu trabalho, esta ultima temos um exemplo bastante claro no Brasil com os técnicos de futebol.

As pesquisas mostram que os gastos com demissões aumentam significativamente a cada ano, já ocupam uma grande fatia dos orçamentos das empresas, e tende a crescer cada dia mais nas companhias que não se conscientizarem de que devem investir em RH, estou falando de um RH de desenvolvimento, de inteligência de mercado, não aquele RH que só cuida de benefícios, contratações e demissões.

Algumas reportagens nos mostram que exemplos importantes de RH podem ser seguidos (Ambev, Unilever, Coca Cola, Medley, entre outros ) Estas empresas são vistas como vanguarda nesta área, alguns pontos comuns entre elas nos ajudam a entender como estas empresas conseguiram diminuir os gastos com demissões, aumentar a produtividade da empresa e ter cada dia mais profissionais fazendo aquilo que gosta.

  • Inteligência na contratação - Todas estas empresas na hora de contratar o profissional deixa muito bem claro quais são a missão, visão e valores mostrando o para o candidato que a primeira coisa para se preencher aquela vaga é entender estes fatores. Também procuram entender cada candidato, verificando se ele está realmente de acordo com aquela vaga.
  • Desenvolvimento de pessoas - Já na empresa todos os colaboradores recebem treinamentos constantes, fazendo com que o nível de qualidade de trabalho cresça consideravelmente.
  • Plano de carreira - O profissional precisa estar sempre motivado, uma das melhores formas de se fazer isto é mante-lo focado em crescer profissionalmente. O profissional que fica muito tempo fazendo a mesma coisa tende a se acomodar, a entrar em zona de conforto, por isso é importante ele saber que o seu crescimento depende única e exclusivamente dele.
  • Recompensas - Profissional bem recompensado trabalha melhor, nem sempre uma boa recompensa é valores, muitas vezes um simples gesto de agradecimento ao colaborador mostra o quanto ele é importante para o processo de crescimento da empresa, viagens e pequenos mimos também são coisas que todos gostam de receber.
  • Bons benefícios - Carro, Previdência privada, Seguro de vida e participação nos lucros, são alguns dos benefícios mais cobiçados pelos profissionais e ajuda a mante-los motivados.
  • Feed back constante -  Estas empresas buscam através de um processo de liderança dar feed back continuo a seus colaboradores, deixando claro os objetivos, fazendo avaliações trimestrais para saber se o objetivo está sendo cumprido, e traçando planos para que todas as aspirações da empresa e do colaborador sejam bem realizadas.
  • Mudanças internas - Antes de demitir o colaborador procurar dentro da própria empresa novas oportunidades e tentar realoca-lo, quem sabe em uma nova área ele volte a produzir bem.
É claro que existem muitos outros fatores para sanarmos os problemas de RH da sua empresa, mas se conseguir fazer alguma coisas descritas acima já terá uma grande salto de qualidade.

E para aqueles que estão em busca de recolocação e de desenvolvimento profissional, saiba que precisa estar capacitado para assumir uma vaga na hora em que ela aparecer, por isso estudem, leiam e busque consultores de carreira para ajuda-los a sair do ponto onde está a chegarem onde querem.

Até a próxima

Daniel Santos
Ajuda, duvidas ou sugestões entrem em contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário