Estava na recepção de um dos meus clientes, quando percebi uma moça muito bem apresentada sentada em uma poltrona ao meu lado falando sozinha. Achando aquilo bastante estranho comecei a observar, percebi então que ela lia uma folha e repetia o que estava lendo em voz baixa. Logo lembrei dos meus tempos de ginásio quando fazia o mesmo para decorar as questões que cairiam nas provas de Geografia e História.
Após o meu momento nostálgico desci o olhar até a folha da moça, por que fiquei curioso em saber que matéria ela estava estudando. E neste momento fiquei ligeiramente espantado, porque o titulo dizia exatamente o que diz o titulo deste post.
Não quis desconcentrar a moça pois logo percebi que ela estava se preparando para uma entrevista, então comecei a pensar nas muitas entrevistas que já fiz ao longo da minha vida, lembrei que na maioria delas tive que responder a esta questão, me lembrei também que depois de algum tempo eu já tinha um discurso preparado em minha mente, isso servia para alguns selecionadores e para outros não.
Logo, pensei novamente na moça, desta vez sendo questionada pelo selecionador, tenho certeza que mandaria na lata o porque achava que ela deveria ser contratada. Mas ainda assim me veio algumas questões a cabeça. E se ela esquecesse de algo? E se o selecionador percebesse que ela tinha decorado todo aquele texto? E o pior. E se não era aquilo que ele queria ouvir?
Após estes pensamentos, comecei a pensar de outra forma, ou seja, dando tudo certo e ela sendo contratada na empresa. Será que ela era mesmo tudo aquilo que disse ali? Será que a empresa acertou em contrata-la? Será que ela vai valer o investimento?
Torço para que sim, entretanto esta situação que vivenciei abriu um grande debate em minha mente, sobre o quanto é válido estes tipos de pergunta em uma entrevista e o quanto o candidato será sincero ao responde-las.
Quero deixar uma dica aqui, não para os selecionadores, mas para os candidatos. Sejam o máximo sincero nas entrevistas de emprego, fale tudo aquilo que você realmente sabe fazer, quando não souber diga que não sabe e que terá grande prazer em aprender e comprometimento para buscar conhecimento. Fazendo assim você passará grande segurança ao entrevistador e mesmo que não seja contratado naquele momento o selecionador ficará com uma boa impressão ao seu respeito, fazendo com que em uma próxima oportunidade você seja lembrado. Não adianta você tentar enganar, lembre-se, você tem três meses de experiência e pode ter certeza que se mentir será pego neste período, e ai a frustração será muito maior.
Portanto, se prepare da melhor maneira para as entrevistas, busque informações sobre a empresa, vista-se bem e fique tranquilo na hora do vamos ver.
Boa sorte,
Daniel Santos